Dependência Tecnológica

Hoje em dia mais de 70% dos jovens apresentam sinais de dependência tecnológica. Este é o retrato de uma geração que vive quase permanentemente "ligada". Sinais de dependência do mundo digital podem implicar isolamento, baixo rendimento escolar, problemas de sono e alimentação, comportamentos violentos, entre outros, obrigando a tratamento personalizado.

Psicologia Infantil

A Psicologia Infantil tem um papel fundamental nas diferentes fases de desenvolvimento do seu filho. Se a criança tem problemas de comportamento e de relação, quer por ser desafiante e opositora, quer por ser demasiado inibida, é apenas sinal que está a ter dificuldades em alguma fase do seu desenvolvimento.Um Psicólogo bem treinado vai facilmente perceber em que fase de desenvolvimento a criança se encontra e como fazer para a ajudar a resolver essa etapa.Um trabalho terapêutico atempado desbloqueia rapidamente estas questões e a própria criança tem a rápida capacidade de continuar o seu desenvolvimento de uma forma equilibrada.

Nutrição Infantil

A alimentação equilibrada é o ponto de partida para uma vida saudável, mas muitas famílias ainda não conseguem colocar isso em prática. A importância de consciencializar os filhos sobre bons hábitos alimentares, encorajar autonomia e boa postura às refeições, melhorar a autoconfiança e a integração com a comida. Pretendemos dar dicas de comportamento e orientações que ajudam a melhorar a rotina alimentar da família.

Podologia Infantil

A prevenção é o melhor remédio contra patologias nos pés das crianças. A consulta com um podologista permite diagnosticar, atempadamente, problemas no desenvolvimento do pé infantil, para que não deixem sequelas na vida adulta. É recomendada uma primeira ida ao podologista cerca de ano e meio após a criança começar a andar. Na consulta, o especialista avalia o desenvolvimento dos pés, assim como o nível de apoio em situação estática e de marcha. É ainda aconselhável uma consulta anual de rotina, para acompanhar o desenvolvimento do pé.

Terapia da Fala

Cada criança tem o seu ritmo: se algumas já conseguem dizer "mamã" ou "papá" com um ano de idade, outras podem levar um pouco mais de tempo. Não é necessariamente algo preocupante: é normal que a idade em que as crianças aprendem a linguagem e começam a falar varie. Mas e quando chegam aos dois anos e ainda não falam? É normal ou deve ser motivo para alarme? É importante que os pais aprendam a distinguir eventuais problemas na fala daquilo que pode ser o trajeto normal do desenvolvimento do seu filho.Perante a desconfiança da existência de um problema, pelos pais ou médico, a criança deve ser avaliada por um terapeuta da fala. Este testará as competências da criança a nível da fala, da linguagem, comunicação e motricidade orofacial, tendo em conta aquilo que seria expectável para a sua idade.

Consulta do Sono Infantil

A consulta especializada no sono a partir de cerca dos 2 anos de idade, nasceu pela importância do sono no bom funcionamento do organismo e no seu papel preponderante no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança, e pela influência que a falta de sono tem na capacidade de atenção e aprendizagem. A queixa mais comum é a insónia comportamental com resistência em ir para a cama e/ou dificuldade em adormecer, muitas vezes associadas a despertares frequentes e tempo de sono insuficiente. Outras perturbações do sono como terrores noturnos, sonambulismo...são ainda motivos de consulta e acompanhamento dos casos.

Sempre a par com a atualidades e a pensar nas necessidades os nossos utentes, procuramos os melhores profissionais para dar resposta ao temas mais procurados.